Início » Uíge

Uíge

Uíge é uma cidade e município de Angola, capital da província do Uíge. Tem cerca de 61 mil habitantes. Em 1955 a Vila do Uíge passou a designar-se Vila Marechal Carmona, em honra do antigo presidente português Óscar Carmona, mantendo-se o distrito de que era sede com o nome Uíge. Depois de ser elevada a cidade, passou a denominar-se simplesmente Carmona.

Em 1975 readquiriu o nome original de Uíge. Parcela do actual território angolano, outrora pertencente a uma das formações sócio económicas de África Central

Tambem é uma das mais organizadas e estruturadas do ponto de vista económico político, social e cultural, pode-se afirmar que a evolução histórica do Uíge remonta a partir desta formação.

A província do Uíge fica no norte de Angola e tem 16 Municípios, Alto Cauale, Ambuíla, Bembe, Buengas, Bungo, Damba, Kimbele, Kiteche, Macocola, Maquela do Zombo, Mucaba, Negage, Puri, Sanza Pombo, Songo e Uíge (Capital), distribuídos numa superfície de 58.698 Km².

Na sua fauna encontramos animais como elefantes, búfalos, porcos do mato, antílopes, macacos azuis e ainda várias espécies raras. Os rios mais importantes desta província são o Zadi, Dange, Lúria, Lucala, Luvulu. Durante a época colonial o Uíge foi um importante centro de plantação do café robusta.

O grupo étnico maioritário é o Bakongo, mas pode-se encontrar também o Ovimbundo e o Kimbundo. A língua nacional mais falada é o Kikongo. A agricultura é a principal actividade económica da província.O Uíge confina com o Congo Democrático a norte e a leste, a oeste com a Província do Zaire, a sul com o Bengo e o Kwanza Norte e a a sudeste com Malanje. São 15 os municípios: Zombo. Quimbele. Damba, Mucaba. Macocola, Bembe, Songo, Buengas, Sanza Pombo, Ambuíla, Uíge. Negage, Puri. Alto Cauale e Quitexe. A sua capital, Uíge, está a 345km de Luanda.

O clima do Uíge é quente, por isso se propicia ao cultivo de café, mandioca, dendé, amendoim, batata doce, feijão, cacau, sisal e outros em menor escala. Quanto a estações, só é possível distinguir duas: o tempo quente, chuvoso, que vai de setembro a maio, e de junho a agosto, um período de estio que é denominado cacimbo, durante o qual é feita a colheita do café.

****
Situase na entrada do bairro N’Bemba N’Gango, no Uíge e foi um soba da cidade nos tempos mais remotos.

***
Construída no século XX esta imponente fortaleza é sem duvida um simbolo de nobreza , fica situada junto a Igreja do Bembe.

****
Limitada ao norte pela fronteira com a República Democrática do Congo, a oeste com o rio Zadi, a leste com o rio Beu e a sul com a comuna do Beu. Tem área de 1.400 km2 ocupada por vegetação do tipo mosaico com densa floresta. Possui fauna variada com a presença de elefantes, búfalos, antílopes, macacos azuis e outras espécies raras.

***
Foi um grande guerreiro da resistência contra a ocupação colonial, a sua marca ainde continua no local.

***
Situadas a 20 quilómetros da comuna da Alfândega e 145 km a nordeste da cidade do Uíge estas bonitas cachoeiras são sem duvida um local a visitar e disfrutar

***

Situada no Município do Songo à berma (lado) direita da estrada Songo-Ambuila, 47 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

***
Lugar ideal para relaxar; propícia para o banho. Fica em Dambe, no município de Quitexe na provincia do Uíge.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s